maisDADOS Tecnologia

55 (31) 3198 4393
menu

Cases

WP Comércio e Distribuidora investe em Backup em Nuvem

É inegável a importância da Tecnologia da Informação como vantagem estratégica para alcançar o sucesso nos negócios, especialmente numa época em que a globalização exige, cada vez mais, que as empresas busquem diferencial competitivo. Há sete anos no mercado, a WP Comércio e Distribuidora de Alimentos LTDA aposta na TI para aprimorar a gestão e aumentar a segurança dos dados.

Localizada na cidade de Ananindeua, no estado do Pará, a WP atua na distribuição e comercialização de produtos de, aproximadamente, 260 produtos frios e embutidos. Em sua logística, conta com um reforçado sistema de armazenamento e gerenciamento de dados. Recentemente, a empresa teve seu servidor roubado. O gerente de TI, Flávio Dantas, afirma que, na época, a solução de Backup em Nuvem da maisDADOS evitou grandes prejuízos, já que a informação é a base de todo o funcionamento dos negócios. “O serviço prestado pela maisDADOS foi e é fundamental para nós, porque traz tranquilidade quanto à segurança dos nossos dados”, lembra Dantas.

Dantas explica que conheceu a maisDADOS Tecnologia por meio de um consultor da PC Sistemas. “É muito difícil imaginar que hoje em dia as organizações possam viver sem ter a segurança de suas informações. Estamos satisfeitos com a solução. Com parceria entre PC Sistemas e Grupo DC Tecnologia, temos um serviço de qualidade e a garantia de que nossos dados estão seguros, pois, estão duplicados na Amazon”, acrescenta.

Segundo Dantas, as instituições não podem confiar somente nos equipamentos, pois eles são expostos, diariamente, a situações que podem causar a perda das informações nas empresas. “Os aparatos deterioram com o tempo e são passíveis de falhas, mesmo quando novos. Hoje em dia, não há motivos para sermos negligentes com a segurança das informações, pois a TI nos dá os recursos necessários para gerir”, enfatiza.

O arquiteto de soluções da maisDADOS, Gustavo Rodrigues, afirma que nenhuma infraestrutura de TI é realmente adequada se não contar com os backups adequados. “O tempo todo, os discos rígidos estão sujeitos a problemas. Os procedimentos de backup devem ser cautelosos, abarcando a segurança física do armazenamento, que é um dos pontos mais importantes da área, pois garante a sequência das operações na empresa”. Para ele, as companhias devem ter em mente os procedimentos que podem ser fundamentais no caso de uma intercorrência, como a WP, que possui espelhamento de servidores.

De acordo com Dantas, a WP busca a constante melhoria dos processos internos e externos. No caso do Backup na Nuvem, ele afirma ser um investimento a longo prazo. “Quando adotamos uma ferramenta positiva como a que a maisDADOS nos oferece, é difícil voltar atrás. A nuvem dispensa a utilização de espaços na empresa, aliando economia e praticidade. Antigamente, os dados eram arquivados em vários CD’s, pastas e disquetes”, finaliza.