8 dicas para economizar com o uso da nuvem na empresa | MAIS DADOS DIGITAL

8 dicas para economizar com o uso da nuvem na empresa

Especialista mostra maneiras de como a computação em nuvem ajuda as empresas a diminuírem seus gastos com TI e gerar mais produtividade

Atualmente muitas empresas buscam alternativas para a redução de custos. Mas poucas sabem que na própria área de TI existe um grande aliado para a economia, a conhecida computação em nuvem. Ela consegue modernizar as ferramentas de produtividade e gestão do negócio sem precisar fazer grandes investimentos, além de diminuir os custos a longo prazo.

Segundo um estudo da IDC, cerca de 80% das organizações no Brasil preferem a computação em nuvem, devido à economia e inovação que o serviço oferece. Dentre estas, 10,4% das empresas tiveram aumento nas receitas após aderirem à nuvem e houve uma redução de cerca de 77% em relação aos custos de TI.

O especialista Fabiano Brito, CEO da FC Nuvem – startup de tecnologia do Grupo FCamara que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes – listou 8 dicas para quem quer economizar usando a computação em nuvem.

1 – Atualização garantida e sem custo

Com a computação em nuvem, o usuário terá sempre à sua disposição o software mais recente, sem custo adicional. Isso além de garantir a redução de custos, garante a segurança já que o usuário poderá contar com as versões mais atualizadas e seguras, sem precisar se preocupar com manutenções que travam a produtividade dos usuários.

2 – Backup

Optar pelo backup na nuvem garante que seus dados estejam disponíveis sempre que precisar, garantindo a produtividade contínua dos colaboradores. Assim a empresa estará preparada para incidentes físicos e riscos digitais (hackers, falhas) sem precisar comprar ou instalar internamente equipamentos e softwares de alto custo e mantê-los atualizados e seguros.

3 – Espaço

O armazenamento na nuvem possui grandes vantagens quanto a redução de custos, como: pagar apenas pelo espaço utilizado, não se preocupar com o monitoramento contínuo, ter segurança de que os dados estão protegidos, armazenamento redundante, entre outros.

4 – Previsão de gastos

A nuvem permite que a empresa faça cálculos antecipados de como pretende escalar ao longo do tempo, possibilitando o planejamento de recursos com as estimativas de custos para capacidades maiores de armazenamento e transmissão.

5 – Segurança

A segurança da computação em nuvem é diferente da segurança tradicional. Agora a responsabilidade pela segurança é compartilhada com o provedor de nuvem e isso possui um ótimo custo-benefício para o usuário. O provedor de nuvem é responsável por criptografar, proteger e manter atualizados e disponíveis os dados de sua empresa e também prevenir ataques.

6 – Compatibilidade garantida e economia em suporte

Suporte e manutenção de data centers físicos, máquinas locais com configurações distintas e diversos softwares e sistemas operacionais necessita de uma equipe de TI dedicada ao assunto, o que possui um custo muito alto. A nuvem elimina a maior parte desses problemas ao dispensar o suporte e manutenção desta infraestrutura e ainda garantir compatibilidade para todos usuários ao permitir acesso a qualquer máquina que se conecte a internet.

7 – Redução de Custos com infraestrutura de TI

A nuvem faz com que as empresas deixem de se preocupar com uma complexa infraestrutura de TI local, como servidores e equipamentos, local de instalação, dimensionamento do sistema de refrigeração, segurança, etc. Esse trabalho todo agora é do provedor de nuvem que já conta com toda a parte física em suas dependências. Além disso, não será mais necessário investir em infraestrutura a longo prazo, levando em consideração o uso futuro pois a nuvem permite a escalabilidade conforme necessidade, pagando somente pelo que utilizar.

8 – Pagamento

Existem duas principais formas de fazer o pagamento do consumo de nuvem na empresa: cartão de crédito direto com o provedor e faturamento através de parceiros do provedor.

Muitos gestores optam pelo pagamento via cartão de crédito pois acreditam que é a forma mais fácil e barata de se fazer isso. Entretanto este é um grande erro! A contratação de nuvem desta forma traz mais desvantagens do que vantagens, como impostos, riscos fiscais, variação cambial e atendimento e suporte não especializado. Com o cartão, o contratante fica suscetível à variação do dólar, incidência de outros impostos (como IOF), atendimento e suporte não-especializado.


Fonte: IT Fórum 365

assinar newsletter

Ao assinar a newsletter, eu declaro estar ciente e concordar com as políticas de privacidade.

topo Fale conosco