O que faz um analista de banco de dados? | MAIS DADOS DIGITAL

O que faz um analista de banco de dados?

Informação é um dos bens mais preciosos para empresas e, na maioria dos casos, é resultado dos dados armazenados em operações diárias. Para realizar este controle é necessário o suporte de um profissional especializado, responsável por manter e garantir a integridade e disponibilidade destes números, tabelas e demais insumos.

Um profissional de análise de banco de dados é quem faz a administração dos servidores, acompanhamento de desempenho, programação de rotina, além de garantir a segurança de acesso. Este colaborador também cuidará de alguns dos KPIs estabelecidos pela empresa, identificar e solucionar determinados problemas. Ele também deve manter a segurança dos dados conforme as políticas de segurança da empresa que representa.

Para se tornar um analista de banco de dados, é desejada a formação nas seguintes áreas: graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, banco de dados ou tecnologia da informação. Mas, além da graduação, é imprescindível que esse profissional se mantenha em constante atualização, já que novidades é o que mais tem na área de tecnologia.

 

 

 

assinar newsletter

Ao assinar a newsletter, eu declaro estar ciente e concordar com as políticas de privacidade.

topo Fale conosco