maisDADOS Tecnologia

55 (31) 3198 4393
Plantão (31) 98652 4989
(31) 99546 7117
menu

Cases

Cecoti Food Service aposta na solução backup em nuvem

A informação é considerada um dos maiores ativos para a competitividade de qualquer negócio e, por isso, a sua segurança deve ser sempre reforçada. Nesse sentido, os investimentos em tecnologia são fundamentais. É o que afirma Frederico Silveira, gerente administrativo da Cecoti Food Service, distribuidora de produtos para padaria. Há mais de um ano, ele contratou o serviço de backup em nuvem da DC Tecnologia. “É uma segurança fundamental para nós, pois traz despreocupação quanto à segurança dos nossos dados”, explica.

Há mais de 24 anos no mercado, a Cecoti é uma empresa que atende o food service em geral, com propósito de ser o diferencial na distribuição de produtos secos e congelados, contando com uma equipe altamente treinada para atender e entender as necessidades dos clientes e parceiros. Com estruturas nas cidades de Cláudio, Juiz de Fora e Uberlândia, a Cecoti conta com cerca de quinhentos colaboradores diretos.

Recentemente, o servidor da filial de Juiz de Fora queimou, paralisando todo o sistema. “Nossa sorte é que tínhamos o backup em nuvem e recuperamos tudo. É muito difícil imaginar que alguma empresa possa viver sem ter a segurança de suas informações. Com a DC Tecnologia, temos a confiabilidade do serviço e nossos dados estão resguardados”, ressalta Silveira.

Para Gustavo Rodrigues, arquiteto de soluções da DC Tecnologia, nenhuma infraestrutura de TI é realmente adequada, se não contar com os backups necessários. “O tempo todo, os discos rígidos têm problemas. Um procedimento criterioso de backup, que inclui a segurança física da mídia de armazenamento, é um dos pontos mais importantes de uma área de TI, pois garante a continuidade das operações na empresa”, argumenta. Segundo Rodrigues, as companhias não devem perder de vista os mecanismos que podem ser fundamentais no caso de uma pane, ao exemplo da Cecoti, que conta com o espelhamento de servidores.

De acordo com Frederico, o monitoramento do sistema e dos dados por uma empresa especializada em TI conferiu mais tranquilidade à companhia. “Sabemos que os equipamentos sofrem degradação ao longo do tempo e que estão passíveis de falhas, mesmo quando novos. Não podemos ser negligentes com a segurança das informações”, destaca.

Hoje, Silveira afirma que é impossível voltar atrás e ficar sem o backup. “O que antes ficava dentro de vários CD’s, pastas, disquetes, hoje, fica na nuvem. Assim, podemos investir mais em tecnologia e poupar espaço, é o que a DC nos oferece”, enfatiza. Ele lembra que as empresas jamais devem deixar os dados, principalmente os sigilosos, vulneráveis à ação de pessoas mal-intencionadas e a erros graves. “Penso que, hoje, se não tivéssemos o espalhamento de servidores, poderíamos até ter fechado as portas na época da falha no servidor. Em tempos de crise, as informações seguras podem ser o nosso maior fator de estabilidade”, finaliza.