4 indicadores vitais sobre Nuvem e continuidade de negócios que você precisa saber (FONTE: IT FORUM 365) | MAIS DADOS DIGITAL

4 indicadores vitais sobre Nuvem e continuidade de negócios que você precisa saber (FONTE: IT FORUM 365)

Ao usar serviços de cloud computing, é fácil perder de vista os principais riscos de continuidade de negócios. Separamos 4 elementos muito importantes para considerar quando definir nuvem para sua empresa

Os departamentos de TI estão sob constante pressão para disponibilizar novas tecnologias que permitam que a empresa mantenha dados críticos, aplicações, e processos, seguros e em funcionamento 24 x 7.

Some a isso ofertas de nuvem que permitem que a empresa terceirize parte da responsabilidade pela gestão e garantia de segurança e confiabilidade, e temos o ambiente perfeito para que a continuidade de negócios e recuperação de desastres seja deixada para segundo plano frente aos desafios do dia-a-dia de gerenciamento de TI.

Ao utilizar serviços baseados na nuvem, é fácil perder de vista os principais riscos de continuidade de negócios. Por isso relacionamos aqui 4 aspectos importantes que você deveria ter em mente enquanto utiliza cloud computing para sua empresa.

1- Continuidade de negócios é mais que recuperação de desastres

O mercado está cheio de termos como “continuidade de negócios” e “recuperação de desastres”, o que pode torná-lo confuso para os líderes empresariais. Mesmo o termo “recuperação de desastres” (Data Recovery, ou DR) leva a maioria dos profissionais de TI para o caminho errado.

Soluções de DR são normalmente apresentadas como a solução contra “cenários de desastres”. Mas, o que acontece, é que “desastres” associados a causas naturais não são o motivo mais comum para a interrupção de TI.

Falhas de software, hardware e erro humano são os principais gatilhos ou eventos responsáveis por algum tipo de interrupção no negócio.

Portanto, as empresas precisam parar de pensar apenas em desastres e começar a considerar maneiras de evitar interrupções.

2- As nuvens nem sempre incluem alta disponibilidade e/ou garantia de continuidade de negócios

A todo momento, um serviço de nuvem é entregue a partir de um Data Center. Se esse Data Center tiver problemas, seu fornecedor de nuvem pode mover suas cargas de trabalho rapidamente para um novo Data Center?

O conselho é sempre verificar como a empresa fornecedora lida com isto para poder decidir como se preparar para essa eventualidade. Muitas vezes os players de nuvem pública disponibilizam maneiras de garantir a continuidade de negócios utilizando replicação de dados em Data Centers localizados em regiões distintas.

Fique atento: este recurso não é padrão na oferta de nuvem e precisa ser configurado individualmente na maioria dos casos.

3- A localização dos servidores garante mais do que latência

A nuvem não é um lugar mágico e etéreo. O local onde seus arquivos estão armazenados fisicamente realmente importa. Porque a localização dos servidores da nuvem pode afetar a velocidade de acesso e preços.

Mas é um erro pensar em localização apenas por este prisma. Quando falamos em continuidade de negócios, localização em região diferente da principal e, eventualmente, o uso de fornecedores distintos realmente é algo a ser considerado.

4- Backup nem sempre é parte da oferta padrão

Nem todo fornecedor de nuvem oferece backup de dados armazenados dentro das métricas necessárias para o negócio de sua empresa. Alguns fornecedores sequer oferecem backup dos dados como parte padrão de sua oferta.

Por padrão, assuma que o fornecedor não oferece garantias, e verifique com o mesmo como ele lida com backup antes de definir um plano para isto.

Continuidade de negócios é um tema importante para você?

assinar newsletter

Ao assinar a newsletter, eu declaro estar ciente e concordar com as políticas de privacidade.

topo Fale conosco