4 coisas que você precisa saber para garantir a Segurança de dados na nuvem | MAIS DADOS DIGITAL

4 coisas que você precisa saber para garantir a Segurança de dados na nuvem

O Cloud Computing deixou de ser uma tendência e, hoje, está mais que consolidado. Uma pesquisa da State of The Cloud Survey, lançada este ano, comprova esta afirmação: 96% das empresas utilizam os serviços de nuvem terceirizados, sejam privados ou públicos, para armazenar suas informações.

Caso você ainda não esteja familiarizado com o assunto, o armazenamento na nuvem significa o salvamento de dados em um espaço virtual. Isso permite que o usuário tenha acesso ao conteúdo de qualquer lugar e a qualquer momento, bastando para isso, ter conexão com a internet.

Mas como proteger seus dados na nuvem? Como manter suas informações em segurança com tantas ameaças na internet? O tema apareceu no mesmo estudo, como um dos maiores desafios na contratação deste tipo de serviço, por isso, preparamos quatro dicas para que você saiba como proteger seus dados no ambiente virtual.

  1. Faça backups periodicamente

Quando o assunto é proteção de informações é indispensável ressaltar a importância dos back-ups. Com eles, são criadas cópias eletrônicas de todos os dados, permitindo o acesso, mesmo que o arquivo original se perca ou seja corrompido.

Por meio desta simples ação é possível recuperar dados em caso de falha ou instabilidade no sistema em nuvem, ocorrências que embora raras, são possíveis de acontecer.

O BackUp em Nuvem da maisDADOS, feito em parceria com a Amazon e Commvault, permite a qualquer cliente ter a segurança de banco de dados (backup) em um ambiente remoto, com total confiabilidade, evitando assim, grandes investimentos e recursos. A transferência e o monitoramento são diários e automatizados. Além disso, você conta com emissão de relatórios e notificações por e-mail.

  1. Controle o acesso à informação

A segurança dos dados em nuvem é algo necessário para manter o sigilo das informações. Mesmo com o um bom sistema de criptografia, é recomendável cuidados e usar fatores de proteção mais seguros, dificultando o trabalho de criminosos.

Na hora de escolher a senha, não utilize combinações óbvias ou fáceis de decifrar, e nem utilize a mesma para todos os serviços que acessar e não salve senhas no navegador web.

Outra prática essencial é limitar o acesso a dados confidenciais, criando níveis distintos para os colaboradores. Não importa o quanto você conheça e confie nas pessoas que trabalham com você, é preciso restringir o acesso de informações estratégicas para o negócio, com o objetivo de evitar vazamentos.

  1. Mantenha seu antivírus atualizado

Os cavalos de tróia, programas maliciosos que infectam o sistema do computador de destino, podem ter diversas origens: e-mails, pendrives e dispositivos móveis, programas piratas, entre outros, deixando o sistema completamente vulnerável a ataques. Quando ocorre esse tipo de situação, há lentidão na rede interna e a consequente redução na produtividade dos colaboradores.

Evite dores de cabeça e programe as atualizações do antivírus e do próprio sistema, para que todos os dispositivos conectados a ele sejam aperfeiçoados de maneira automatizada, tornando a segurança de dados em nuvem mais ágil e eficiente.

  1. Invista em softwares originais e mantenha-os atualizados

Adotar um software pirata é algo que aparenta, em primeiro momento, trazer bastante economia para as empresas, mas é o famoso ditado: o barato que sai caro.

Com plataformas piratas, o risco de vazamentos e/ou roubos é ainda maior e podem resultar em sérios prejuízos financeiros e, consequentemente, comprometer a credibilidade da marca frente ao mercado e sua base de clientes.

Muitas aplicações não originais infectam o sistema silenciosamente com vários tipos de vírus que, com ações distintas (como impedir o funcionamento do antivírus), provocam danos e possibilitam a entrada de hackers.

Softwares originais garantem diversas vantagens para o negócio, como atualizações constantes, suporte técnico especializado e o treinamento necessário para que todos conheçam sua funcionalidade.

A maisDADOS oferece duas soluções em nuvem: a BackUp em Nuvem e a maisCLOUD. Ambas armazenam seus dados em ambiente seguro, reduz custos operacionais e oferecem suporte certificado e especializado.

Conheça nossas soluções: www.maisdados.com.br

assinar newsletter

Ao assinar a newsletter, eu declaro estar ciente e concordar com as políticas de privacidade.

topo Fale conosco