maisDADOS Tecnologia

55 (31) 3198 4393
Plantão (31) 98652 4989
(31) 99546 7117
menu

Notícias

Segurança de dados: 10 motivos para adotar

Para o ambiente corporativo, a segurança de dados é fundamental para manter as informações protegidas e livres de invasões ou perda.

A segurança de dados consiste na proteção das informações diante de ameaças acidentais ou intencionais, de roubo, destruição ou modificação sem autorização; para o ambiente corporativo, a segurança de dados é fundamental para manter as informações protegidas e livres de invasões ou perda. Um estudo revelou que cerca de 65,18% das empresas brasileiras já tiveram problemas de segurança, dos quais, os mais comuns são: infecção por malware; exploração de vulnerabilidades, graças à falta de de atualizações, configurações mal feitas, redes desprotegidas, softwares com falhas, entre outros; phishing, tipo de ataque que acontece por meio de fraude eletrônica; acesso indevido, fraude interna e indisponibilidade.

Existem, como padrão, três atributos que conduzem a análise, o planejamento e a implementação dos processos que garantirão a segurança de dados de uma empresa, sendo: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade é a imposição de limites de acesso à informação, ou seja, apenas pessoas e entidades autorizadas poderão acessar, processar e modificar os dados; integridade, por conseguinte, é a garantia de que as informações que estão sendo manipuladas manterão suas características originais; e a disponibilidade diz respeito à garantia de que os dados estarão sempre disponíveis para uso legítimo, logo, os autorizados pelo detentor dos direitos terão sempre acesso às informações.

Além desses princípios, há outros três que complementar a segurança da informação: a autenticidade, conformidade e irretratabilidade. A autenticidade permite que os dados que foram gerados de uma determinada fonte não sofram mutações ao longo do processo; a conformidade tem o objetivo de garantir que o sistema siga as regras, leis e normas impostas; e a irretratabilidade impossibilita a negação de autoria de uma transação feita anteriormente.

Diante disso, é importante que as empresas entendam a importância de adotarem a segurança de dados dentro para proteger suas operações e, para isso, há dez motivos que podem ajudar a tomar essa decisão:

1. Proteção dos ativos da empresa

Seja um negócio de pequeno, médio ou grande porte, as informações dentro do ambiente corporativo devem ser vistas como patrimônio da empresa. Dessa forma, as organizações devem proteger seus dados, principalmente, aqueles que dizem respeito às informações do cliente, fornecedores, cotações de produtos e serviços, propostas de preço, parcerias, relação de comprovantes e impostos já pagos, entre outros. A segurança de dados, nesse âmbito, entrega maior proteção para as empresas que não querem correr o risco de perderem esse patrimônio.

2. Cumprimento da ética

Quando as empresas são responsáveis por guardar informações de clientes, fornecedores e de outras empresas, elas precisam assegurar mais proteção aos dados. Por se basear no princípio da conformidade, a segurança de dados garante que a empresa protegerá as informações de terceiros com compromisso e ética.

3. Redução de riscos

Um dos principais benefícios obtidos com a segurança de dados é a redução de riscos, ou seja, a minimização de vulnerabilidade frente a invasões de malwares, redes desprotegidas, sistemas desatualizados, entre outras ameaças que colocam em risco a proteção de dados.

4. Melhoria no gerenciamento de riscos

Além de reduzir os riscos, a segurança de dados ainda garante uma melhoria no gerenciamento desses riscos, ou seja, os gestores conseguem entender melhor quais operações estão suscetíveis a ameaças e, com isso, tomar decisões para impedir que as informações fiquem desprotegidas.

5. Restrição de acesso aos dados

Restringir dados é outro benefício importante que a segurança de dados entrega para as empresas. Nesse caso, os detentores de direito das informações podem escolher quais funcionários terão acesso ao banco de dados, protegendo o patrimônio da organização.

6. Backups constantes

Um dos problemas mais comuns em empresas é o da perda acidental de dados. Isso ocorre, muitas vezes, pela não realização de backup das informações, o que faz com que a organização fique sem seus dados em casos de desastres, por exemplo. A segurança de dados, ao contrário, realiza backups automáticos e constantes que mantêm todas as informações protegidas e livres de desastres.

7. Confiabilidade

O fato de as informações de outras empresas, fornecedores e clientes estarem mais protegidos faz com que a empresa gere mais confiança em suas negociações. Assim, a segurança de dados, além de proteger as informações de terceiros, gera mais credibilidade para a organização.

8. Integridade

Assim como a empresa ganha mais confiança ao proteger seus dados, ela também ganha mais integridade ao repassar esses dados ou usá-los para futuras análises, já que o princípio da integridade garante que todas as informações geradas terão suas características iniciais mantidas.

9. Retorno do Investimento

Com uma segurança de dados que garanta a proteção das informações de terceiros, além dos benefícios citados acima, a empresa consegue obter um retorno do investimento, possibilitando um maior crescimento de suas operações.

10. Vantagem competitiva

Ter vantagem competitiva é um desejo de qualquer empreendedor e, com a segurança de dados, isso é possível, graças à confiabilidade que a empresa passa a oferecer para os clientes, ganhando, em troca, destaque no mercado.


Fonte: IT Fórum 365